domingo, 31 de outubro de 2021

O Papa na rota de São Francisco Xavier

A realização da Cimeira do G20 em Roma proporcionou um encontro do Papa Francisco com Narendra Modi, o primeiro-ministro da Índia, que constituiu um facto de grande relevância internacional.
Desde que o Papa João Paulo II visitara a Índia em 1999, que as relações entre o Vaticano e a Índia se tornaram frias, como demonstram as fracassadas negociações havidas em 2017 para que o Papa visitasse a Índia, por ocasião da visita papal ao Bangladesh e a Mianmar. O encontro de Roma estava programado para durar 20 minutos, mas prolongou-se por mais de uma hora, o que foi interpretado como uma reviravolta nas relações entre o Vaticano e a Índia, até pela elucidativa declaração final de Narendra Modi: “Tive um encontro muito caloroso com o Papa Francisco. Tive a oportunidade de discutir uma ampla gama de questões com ele e também o convidei para visitar a Índia".
As fotografias do encontro são esclarecedoras da empatia entre os dois líderes e foram reproduzidas com grande destaque pela imprensa indiana, nomeadamente pelo diário The Hindu, o que é significativo num país onde mais de 80% da população professa o hinduísmo e onde os 20 milhões de católicos apenas representam 1,5% da população. O fanatismo religioso, incentivado pela actual liderança de Narendra Modi e do BJP, o seu partido, têm feito aumentar a discriminação e a violência sobre as minorias religiosas, incluindo os cristãos, um pouco por todo o país.
O Papa Francisco aceitou o convite de Narendra Modi e a sua visita vai contribuir para uma maior tolerância religiosa e para levar a sua solidariedade aos cristãos da Índia. Certamente, o Estado de Goa vai poder receber um Papa que foi jesuíta e que não vai perder a oportunidade de visitar a terra que recebeu Francisco Xavier, o primeiro jesuíta que missionou na Ásia, bem como o seu túmulo na Basílica do Bom Jesus em Velha Goa. O culto por São Francisco Xavier tem em Goa a sua máxima expressão e a comunidade goesa venera-o como o Goencho Saib, o santo de Goa.
Jorge Mario Bergoglio, o arcebispo de Buenos Aires que foi elevado ao cardinalato em 2001 e que foi eleito Papa em 2013, ao escolher o nome de Francisco, inspirou-se na vida de São Francisco Xavier. Agora Francisco irá cumprir uma missão pontifical, mas também um desejo: conhecer o ponto de partida da rota asiática de São Francisco Xavier.