quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Os excessos do turismo de massa


Numa altura em que em Portugal se utiliza o “crescimento do turismo” como argumento eleitoral, é bem curiosa a reportagem hoje publicada pelo La Dépêche du Midi, um diário que se publica em Toulouse e que trata do excesso de turistas em Barcelona, o que é cada vez pior suportado pelos habitantes da cidade, que é um dos destinos turísticos preferidos pelos franceses do sul.
Barcelona é o pulmão económico da Catalunha e é uma cidade cheia de atracções turísticas – praias, porto de cruzeiro, marinas, clima mediterrânico, património histórico, cultura, gastronomia e futebol, entre muitas outras coisas que fazem convergir 27 milhões de turistas para a cidade em cada ano. O turismo é importante para a cidade e representa cerca de 14% do seu produto. Porém, os efeitos perversos desta “invasão” são preocupantes, nomeadamente a falta de civismo e a perturbação da ordem pública. Nos bairros históricos de Barceloneta e Bario Gotico, os habitantes já não suportam ver grupos de ingleses, alemães, holandeses e franceses a beber sem controlo nos inúmeros bares, a gritar pela noite dentro, a urinar nas esquinas ou a vomitar nas ruas. No ano passado, até houve italianos que se passeram nus por alguns locais. Como se escreveu, Barcelona vive uma “revolução nas Ramblas”. Também nas praias da cidade se acumulam diariamente mais de duas toneladas de dejectos e de lixo de toda a espécie, incluindo latas, garrafas e papéis.
A situação é muito preocupante e Ada Colau, a presidente da municipalidade, decidiu tomar algumas medidas para melhor gerir um fluxo turístico que é vital para a economia da cidade, mas que utiliza milhares de alojamentos ilegais, que gera uma incontrolável especulação financeira e que perturba gravemente uma boa parte dos habitantes da cidade. Por isso, Ada Colau decidiu actuar e começou por suspender três dezenas de novos projectos turísticos “antes que o turismo mate o turismo”. No entanto, Ada Colau sabe que esta “invasão” resulta do livre desenvolvimento do mercado turístico e, por isso, nem ela nem ninguém na Catalunha veio reivindicar o mérito do “crescimento do turismo”, como aqui têm insinuado esses especialistas da propaganda que são Portas, Lima e os seus comentadores-papagaios. Nunca se viu tanto auto-elogio e, como se sabe, só os medíocres e os fracos se auto-elogiam.
 

O turismo sobe à custa da desgraça alheia

Com a aproximação das eleições legislativas a guerra dos cartazes já começou e tem sido centrada na origem das fotografias que ilustram os cartazes para saber se são de militantes, de gente que trabalha numa qualquer junta de freguesia ou se são compradas a um banco de imagens. Isso interessa pouco. Nos cartazes o que interessa é transmitir uma mensagem que seja perceptível e provoque a adesão do receptor, mas tem que ser verdadeira. Nem sempre assim acontece.
Uma das mensagens que o governo está a difundir centra-se no “crescimento do turismo”, sendo irrelevante saber-se quem é a menina que sorri. O que importa é que com essa mensagem nos estão a querer vender gato por lebre. O crescimento do turismo é bom para a economia nacional mas não tem nada a ver com o governo. Ao associar-se a esse crescimento o governo engana-nos. Com uma lata infinita e sem vergonha nenhuma! O crescimento do turismo em Portugal, tal como na Espanha, apenas resulta da instabilidade e da desgraça que atinge os países receptores da orla sul e oriental do Mediterrâneo.
Por acaso, a imprensa espanhola noticia hoje o crescimento do turismo em Espanha, mas ninguém o associa ao governo. O ABC diz que “Sevilla levanta el vuelo” e refere que “San Pablo es, tras Barajas, el aeropuerto de España que mas há mejorado su ratio de pasajeros durante o presente año”; o El Periódico de Barcelona diz que “el avión se multiplica” e que “el tráfico aéreo batió récords en el mês de Julio”; o La Verdad de Alicante diz que “el aeropuerto de El Altet registra en Julio el mejor mês de sus 49 años de historia”; até o La Dépêche du Midi de Toulouse trata do excesso de turismo na Catalunha e titula “Barcelone: stop au tout tourisme”, acrescentando que “la mairie veut en finir avec les incivilités et les excès du tourisme de masse”. Toda esta euforia é destacada em primeira página, mas nenhum destes jornais a associa ao governo. Aqui com um oportunismo desonesto, o irrevogável Portas e os seus meninos de coro usam o turismo para nos enganar.