domingo, 29 de maio de 2022

O imparável Real Madrid ganhou outra vez

O Real Madrid bateu ontem o Liverpool na final da Liga dos Campeões da UEFA e conquistou o seu 14º troféu nesta prova, o que constitui um feito desportivo notável. A imprensa espanhola ficou eufórica e encheu as suas primeiras páginas com imagens dos festejos dos vencedores e com títulos como “Madrid eterno”, ou “Campeón infinito”, ou ainda, “El Real Madrid agiganta su mito”. Essa euforia é natural, porque traduz a expressão do entusiasmo popular dos madrilenos e da maioria dos espanhóis pela enorme supremacia futebolística do Real Madrid com os seus 14 títulos, claramente acima dos seus rivais que são o Milan com sete, o Liverpool e o Bayern de Munique com seis e o Barcelona com cinco.
Contrariamente à euforia da imprensa espanhola, a imprensa britânica ficou decepcionada e, nas suas edições de hoje, ignora a final da Liga dos Campeões da UEFA. No entanto, o jornal The Independent dá uma lição de desportivismo e fair play, ao publicar a fotografia dos festejos dos vencedores e ao destacar como título “Real Madrid end Liverpool’s dream”. 
Como nota de curiosidade relativamente a Portugal e aos portugueses, aqui se salienta que tanto o Benfica como o FC Porto venceram esta prova e este troféu por duas vezes cada um, enquanto Cristiano Ronaldo é o recordista da competição pelos 183 jogos que disputou e pelos 140 golos que marcou.