A ACAP – Associação Automóvel de Portugal divulgou as suas
estatísticas de vendas de veículos automóveis ligeiros e pesados, tanto de passageiros
como de mercadorias e, surpreendentemente, verifica-se que nos primeiros dois
meses de 2014 o mercado automóvel português cresceu 38,3% relativamente ao
período homólogo de 2013. Estes números constituem um indicador de que a
confiança parece estar a regressar aos consumidores e que, portanto, a economia
tem essa condição essencial para entrar num novo ciclo, a juntar à retoma que
se começa a verificar na Europa. Apesar de já estarmos a assistir a uma
campanha de propaganda para fins eleitorais, com análises irrealistas quanto à
situação económica, não há dúvidas que o mercado automóvel está a dar sinais
positivos: a venda de veículos ligeiros de passageiros atingiu 19.801 unidades
(crescimento de 36,2%), enquanto a venda de veículos comerciais ligeiros se
cifrou em 3320 unidades (crescimento de 54,1%).
A análise das vendas por marcas também é surpreendente.
Apesar da Renault e da Peugeot serem as marcas mais vendidas em Portugal,
seguem-se no respectivo ranking a
Volkswagen, a BMW, a Mercedes e a Audi, com a particularidade de nos dois
primeiros meses do ano de 2014, as marcas BMW e Mercedes terem registado
aumentos de vendas superiores a 50%, relativamente ao período homólogo de 2013.
Porém, a surpresa não se fica por aí. A marca Porsche também vendeu 43
unidades, o que corresponde a um aumento de 53,6% relativamente ao período
homólogo de 2013, enquanto a Ferrari que nos dois primeiros meses de 2013 não
vendera quaisquer unidades, surge com 3 unidades vendidas nos dois primeiros
meses de 2014. É caso para nos interrogarmos sobre o que é que está de volta: a
prosperidade ou a vaidade dos portugueses?