sexta-feira, 8 de julho de 2022

Uma boa vitória da diplomacia angolana

O Jornal de Angola anunciou na sua edição de ontem que, com a mediação do presidente João Lourenço, a República Democrática do Congo (RDC) e o Rwanda tinham acordado o cessar-fogo imediato.
Uma parte da RDC (que tem 90 milhões de habitantes e a capital em Kinshasa) e o Rwanda (que tem 13 milhões de habitantes e a capital em Kigali) localizam-se na região dos Grandes Lagos, que é uma área geográfica africana de abundantes recursos minerais, mas também de muitas tensões étnicas, pelo que tem havido conflitos armados nessa região desde há várias décadas. Recentemente, os guerrilheiros do Movimento 23 de Março (M23), que têm o apoio do Rwanda e que há alguns anos já tinham sido derrotados pelas tropas da RDC, retomaram a sua luta e ocuparam a localidade congolesa de Bunagana, na região do Kivu Norte, que faz fronteira com o Rwanda.
Ambos os países se acusaram mutuamente de apoio a grupos rebeldes, ambos aumentaram as suas ameaças em relação ao rival e as forças armadas nacionais de ambos os países intervieram. Foi o início da guerra. Foi então que João Lourenço, o presidente da República Popular de Angola, foi mandatado pela União Africana para mediar o conflito. Os presidentes Félix Tshisekedi da RDC e Paul Kagame do Rwanda vieram a Luanda e a acção do presidente João Lourenço foi bem sucedida.
Que pena não haver líderes europeus tão prestigiados e tão eficazes como foi João Lourenço, para mediar o doloroso e destruidor conflito que decorre no território ucraniano.

Pamplona iniciou as famosas Sanfermines

Os festejos em honra de San Fermin ou Los Sanfermines que se realizam todos os anos entre os dias 6 e 14 de Julho na cidade espanhola de Pamplona, a capital da Comunidade Foral de Navarra, estiveram suspensos durante dois anos devido à crise pandémica, mas iniciaram-se ontem como “los más esperados”, segundo escreveu hoje o diário El Correo, na sua edição da Bizkaia. Como é da tradição, as festas iniciaram-se com o chupinazo, o momento em que, ontem ao meio-dia em ponto, foi lançado um foguete de uma varanda da sede do município. Nessa altura, a multidão vestida de branco e de vermelho e em grande euforia, segura sempre lenços vermelhos acima da cabeça com ambas as mãos e… estão iniciados Los Sanfermines.
Uma das actividades mais apreciadas e mais famosas de Los Sanfermines são os encierros, imortalizados por Ernest Hemingway, que são largadas de seis touros que percorrem em correria um percurso de 849 metros por três ruas do centro histórico da cidade de Pamplona e que terminam na sua praça de touros. Os encierros realizam-se às oito horas da manhã, todos os dias entre 7 e 14 de Julho e, normalmente, duram três a quatro minutos. Envolvem muitas centenas de pessoas que correm à frente dos touros e constituem um perigoso exercício, pois todos os anos ficam feridas entre duzentas a trezentas pessoas, devido sobretudo a quedas, se bem que a maior parte sem gravidade. Contudo, há um registo de 15 pessoas que morreram entre 1922 e 2009 nos encierros de Los Sanfermines.
Los Sanfermines é uma festa célebre mundialmente que, numa cidade com cerca de 200 mil habitantes, atrai sempre mais de um milhão e meio de visitantes.