quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

As festas do 74º Republic Day na Índia

A República da Índia é uma união de estados que fica situada na Ásia do Sul e que está organizada como uma democracia parlamentar. É constituída por 28 estados (um dos quais é o estado de Goa) e por oito territórios da União (um dos quais é o Union Territory of Dadra, Nagar-Haveli, Daman & Diu). É o segundo país mais populoso do mundo, a sexta maior economia e o sétimo país mais extenso do planeta. As suas línguas nacionais são o inglês e o hindi, mas a maioria dos seus 28 estados tem a sua língua reconhecida constitucionalmente. Por isso, é costume dizer-se que a Índia tem cerca de 30 línguas e 447 idiomas, havendo referências à existência de 1.652 dialectos. Em termos religiosos, cerca de 80% da população pratica o hinduísmo, havendo cerca de 15% de islamistas, 2,5% de cristãos e várias outras religiões como o sikhismo, o budismo e o jainismo.
Em princípios do século XIX os ingleses conseguiram dominar a península do Industão e criaram o Raj Britânico, mas no dia 15 de Agosto de 1947 cederam aos movimentos independentistas e concederam a independência à sua “jóia da coroa”, de que resultaram a República da Índia, o Paquistão, o Myanmar, o Bangladesh e o Ceilão, depois chamado Sri Lanka.
Não haverá no mundo nenhum país com tantos contrastes como a República da Índia, sobretudo devido às grandes desigualdades sociais, ao abismo entre a riqueza e a pobreza, bem como às enormes diferenças religiosas, linguísticas e culturais.
Por isso, o dia 15 de Agosto (Independence Day) e o dia 26 de Janeiro (Republic Day) são aproveitados para organizar grandes paradas militares para estimular o sentido de unidade nacional entre os indianos. Hoje celebrou-se o Republic Day com uma grande parada em Nova Delhi e em muitas outras cidades indianas e, como de costume, os jornais indianos publicaram muitos anúncios comerciais, por vezes em primeira página, a saudar a Índia pelo 74º aniversário da República. Um deles foi o The New Indian Express.