quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Histórias de Um Império: exposição a ver

A pandemia do covid-19 desorientou bastante as nossas vidas e os nossos hábitos sociais e culturais mas, apesar de ainda ser necessária muita prudência, começa a sentir-se algum desanuviamento. A vida social agita-se com a retoma das férias, com a chegada dos turistas e com a frequência de restaurantes, enquanto as iniciativas culturais começam a aparecer sobretudo quando podem garantir o “distanciamento social” que as autoridades sanitárias recomendam. Assim acontece com as exposições que, quando são bem planeadas e organizadas, significam aprendizagem e fruição cultural.
Quando ainda está activa no Palácio da Ajuda a excelente exposição D. Maria II. De princesa brasileira a rainha de Portugal. 1819-1853, surge na cidade de Lisboa uma outra exposição intitulada Histórias de Um Império, apresentada pela Fundação Oriente e comissariada por um reconhecido especialista nas artes orientais que é Nuno Vassalo e Silva.
Trata-se uma exposição inédita de obras da Colecção Távora Sequeira Pinto, que documenta, com 150 peças, as relações artísticas entre Portugal e as culturas do império asiático. A exposição centra-se em oito núcleos temáticos e mostra “a riqueza, a complexidade e a surpreendente beleza da arte produzida nas redes comerciais criadas por Portugal, um pouco por toda a Ásia”. As obras de arte e os objetos característicos apresentados documentam uma diversidade muito alargada de origens, tipologias e materiais.
A exposição estará patente até Outubro de 2022 e conta com a publicação de um catálogo que reúne textos de investigadores nacionais e estrangeiros, especialistas nas temáticas abordadas. Segundo foi anunciado, a importante colecção particular de Távora Sequeira Pinto vai encontrar uma nova casa no Matadouro Industrial de Campanhã, uma das 16 futuras “estações” do Museu da Cidade do Porto.
Eu já visitei e recomendo.