segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Uma estrela eslovena brilhou em França


O ciclista esloveno Tadej Pogacar completa hoje 22 anos de idade e ontem ganhou a 107ª edição da Volta à França. Desde 1904 que o Tour não tivera um vencedor tão jovem e a imprensa que acompanhou a prova não poupa nos adjectivos com que o classifica, pois Pogacar cometeu a proeza de bater o seu compatriota e super-favorito Primoz Roglic, mas também de ganhar três das quatro classificações importantes - a camisola amarela, a camisola branca e a camisola de líder da montanha – o que só o lendário ciclista belga Eddie Merckx tinha conseguido. Foram percorridos 3.482 quilómetros em 21 etapas, foram subidas muitas montanhas nos Pirinéus e nos Alpes, mas acabou por ser no contra-relógio do penúltimo dia e nuns escassos 36 quilómetros, que tudo se decidiu entre os dois eslovenos.

A Eslovénia está em festa e a partir de ontem tem um novo herói nacional.

Tadej Pogacar teve a sua primeira vitória como profissional em 2019 na Volta ao Algarve, que o seu compatriota Primoz Roglic vencera em 2017. Sucederam-se outras vitórias e esta ano estreou-se na Volta à França, vestindo a camisola da UAE Team Emirates. A cobertura televisiva esteve à altura do grande acontecimento desportivo e, apesar da agressividade da pandemia em toda a França, o público acorreu às estradas para ver a prova favorita dos franceses.

Terminaram a corrida 146 ciclistas e o português Nelson Oliveira foi muito discreto e, certamente, fez tudo o que os seus patrões lhe encomendaram. Chegou ao fim da prova no 55º lugar a três horas e um minuto de Tadej Pogacar.