segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

O Brasil chora a morte de Mário Zagallo

Ontem foi domingo e a imprensa brasileira prestou expressiva homenagem a Mário Jorge Lobo Zagallo, que faleceu com 92 anos de idade e foi uma das maiores glórias do futebol do Brasil. Foram decretados três dias de luto nacional e o jornal Correio Braziliense chamou-lhe “uma lenda mundial” e dedicou-lhe a primeira página da sua edição.
Embora nos tempos que correm, pareça que o melhor futebol do mundo já não mora no Brasil, houve um tempo em que o Brasil foi a pátria do futebol e o país de grandes jogadores como Pélé, Garrincha, Zico, Ronaldo, Rivelino, Romário e muitos outros, como Mário Zagallo.
Mário Zagallo jogou sete anos no Flamengo e outros sete anos no Botafogo, mas o que o tornou famoso foi o facto de ter sido campeão do mundo como jogador em 1958 e em 1962, como treinador em 1970 e como coordenador técnico da selecção “canarinha” em 1994, isto é, totalizou quatro vitórias no Mundial de Futebol em três diferentes funções. Foi treinador da selecção brasileira e de várias equipas, não só no Brasil como também no Kuwait, na Arábia Saudira e nos Emirados Árabes Unidos.
O Brasil estimava Mário Zagallo e venerava-o como um ídolo e como um patriota, mas também como professor e mestre de futebol. Se o futebol é uma quase-religião para os brasileiros, ele era seguramente uma divindade que, inclusive, fez o “milagre” de colocar Luiz Lula da Silva e Jair Bolsonaro a dizer a mesma coisa. Muitos brasileiros choram a morte de um dos seus símbolos de unidade nacional.