segunda-feira, 22 de abril de 2019

O terrorismo regressou ao Sri Lanka

O Sri Lanka é uma ilha situada no sul do subcontinente indiano, mas também é um país com 65 mil km2 e 21 milhões de habitantes. Adquiriu a independência da Grã-Bretanha em 1948 mas, entre 1983 e 2009, veio a defrontar-se com uma violenta guerra civil que durou 26 anos e em que se envolveram o governo e os Tigres de Libertação do Eelam Tamil (LTTE), que lutou pela criação de um estado independente designado por Tamil Eelam, cujo território se localizava a norte e a leste da ilha. A guerra civil terminou com a vitória das tropas do general Sarath Fonseka. O país cuja população é budista (70%), hindu (13%), islamita (9%) e católica (8%), é favorecido por singulares belezas  naturais e parecia ter entrado numa via de paz e de progresso.
Porém, ontem, que era Domingo de Páscoa, verificaram-se oito explosões em hotéis de luxo e igrejas católicas localizadas em Colombo, Negumbo e Batticaloa, aparentemente provocadas por bombistas suicidas, que causaram pelo menos 290 mortos e 500 feridos.
Os ataques ainda não foram reivindicados e as autoridades cingalesas estão a ser muito prudentes nas suas investigações sobre o apuramento da verdade. Os comentadores portugueses trataram de apontar a autoria destes atentados para grupos jihadistas, eventualmente regressados do Médio-Oriente, embora os ataques tivessem sido condenados pelo Muslim Council of Sri Lanka. Porém, não se pode excluir que se esteja perante uma reaparição do LTTE, cerca de dez anos depois da sua derrota militar, até porque os alvos escolhidos e o método de ataque utilizado parecem ser os seus.  
A imprensa mundial noticia e condena estes bárbaros ataques. O jornal britânico The Guardian dedica toda a sua primeira página ao Sri Lanka e insere uma reportagem assinada por Amantha Perera, a sua correspondente em Colombo, em que são destacadas em caixa as declarações do ministro Harsha de Silva. Estes apelidos - Fonseka, Perera e Silva - revelam como foi grande a influência portuguesa naquele país da Ásia do Sul.