quinta-feira, 7 de março de 2024

A crise da habitação instala-se na Europa

Por circunstâncias diversas estamos na recta final de uma longa campanha eleitoral e a votação vai realizar-se no próximo domingo. Naturalmente que se deseja uma elevada participação dos eleitores, não só para exprimirem as suas escolhas, mas também para dar maior confiança aos escolhidos que irão ocupar as cadeiras da Assembleia da República.
As campanhas eleitorais dos partidos concorrentes são sempre um animado espectáculo para mobilizar os seus apoiantes e para capturar o voto dos indecisos, com muitas promessas aos eleitores e muitas críticas aos adversários, deixando para segundo plano a apresentação dos respectivos programas e a discussão dos temas dominantes que mais interessam ao eleitorado. Tem sido sempre assim, mas agora está pior, porque as promessas partidárias são demasiado irrealistas e esquecem sempre que os nossos recursos não são ilimitados. Todos querem mais salário, mais emprego, mais habitação, mais tudo... É verdade que há muito para fazer e para melhorar nos sectores da Saúde e da Educação, da Justiça e da Segurança, bem como em todos os sectores da nossa Sociedade. Porém, parece haver um egoismo corporativo e faltar uma ideia mobilizadora para os portugueses, semelhante à famosa expressão de John Kennedy: “Não perguntem o que é que o vosso país pode fazer por vocês, perguntem o que é que vocês podem fazer pelo vosso país”.
O jornal Le Monde destacava como manchete na sua edição de ontem que “La crise du logement s’installe dans toute l’Europe” e acrescentava que “da Suécia à Espanha, passando pelos Países Baixos e pela Grécia, as classes médias têm cada vez mais dificuldade em encontrar habitação nos centros das grandes cidades. A construção é insuficiente e o excesso de turismo acentuaram a escassez, enquanto os preços permanecem elevados”. A Habitação é, portanto, um problema europeu e não especificamente português, mas isso não travou os demagogos que não se cansaram de repetir promessas de “uma casa para todos” durante a campanha eleitoral.