segunda-feira, 2 de maio de 2011

Estado desperdiça milhões

A edição de hoje do Correio da Manhã chama a atenção para as ajudas de milhões que o Estado desperdiça. Trata-se de uma notícia cuja fonte é a website da Inspecção-Geral de Finanças, que divulga os nomes e os montantes das subvenções atribuídas pelo Estado em 2010.
Essas subvenções resultam da incumbência constitucional do Estado em promover o bem-estar social e económico das populações, em especial dos mais desfavorecidos, de forma a assegurar a coesão regional, económica e social.
A lista das entidades subvencionadas estende-se por 142 páginas!!!!
É um rol impressionante de entidades e pessoas, ficando-se com a ideia que, com os nossos impostos, o Estado “dá tudo a todos” ou que, como caricaturou Raphael Bordallo Pinheiro, o Estado é cada vez mais a porca em que todos procuram mamar.
Não é fácil ajuizar da justificação destes milhares de subvenções que, aparentemente, beneficiam tudo e todos, mesmo alguns que não se esperaria e que nem delas necessitariam – Fundação Calouste Gulbenkian, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Sindicatos dos Bancários, CTT, Diário de Notícias, Automóvel Clube de Portugal, Associação Portuguesa de Bancos, Colecção Berardo, João Lagos Sport, Inatel, Parque Expo, Refer, Toyota, Easy Jet e muitas empresas, universidades, fundações, bombeiros, associações de todo o tipo, bolseiros, etc, etc.
Vale a pena fazer uma leitura das referidas 142 páginas, que ora nos chocam, ora nos fazer sorrir à gargalhada. De facto, mais do que a suposta defesa da coesão social, qoe seria altamente louvável, aquele rol mostra a dimensão do esbanjamento sem regra a que temos sido conduzidos.

Museu Berardo

Todos os anos o The Art Newspaper, uma publicação internacional especializada em arte contemporânea, apresenta a lista dos museus mais visitados do mundo. Este ano, a lista foi divulgada na edição 223 (Abril de 2011) e o Museu Colecção Berardo ocupa o 50.º lugar na lista dos cem museus mais visitados do mundo em 2010.
A lista é liderada pelo Musée du Louvre (com 8,5 milhões de visitantes), seguindo-se-lhe o British Museum (5,8 milhões), o Metropolitan Museum of Art (5,2 milhões), o Tate Modern (5 milhões) e a National Gallery (4,9 milhões), o que significa que três dos cinco museus mais visitados do mundo se localizam em Londres.
Nos cinquenta museus mais visitados do mundo encontram-se 11 museus ingleses, 10 museus americanos, 4 museus australianos e três museus em França, Itália, Espanha, Rússia e Alemanha.
Refere-se que o Museo del Prado e o Museo Reina Sofia, ambos situados em Madrid, figuram nessa lista em 11º e 15º lugares, respectivamente.
O Museu Berardo, que surge em 50.º lugar com 964.540 entradas, foi inaugurado em 2007 na sequência de um acordo entre o Estado português e o coleccionador madeirense Joe Berardo e está instalado no Centro Cultural de Belém.