domingo, 5 de janeiro de 2014

Um acontecimento cultural relevante

Na sequência de um acordo formalizado entre o Museu Nacional do Prado e o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), estão em Lisboa 57 pinturas de grandes mestres da paisagem do século XVII pertencentes ao museu madrileno, que integram a exposição Rubens, Brueghel, Lorrain - A Paisagem Nórdica do Museu do Prado. Trata-se da primeira exposição apresentada em Lisboa que é composta exclusivamente por obras do Museu do Prado, o mais importante museu de Espanha e um dos mais importantes do mundo e esse facto, por si só, constitui um acontecimento cultural relevante.
A importante exposição inclui algumas das obras mais significativas dos grandes mestres da pintura do norte da Europa, sobretudo dos Países Baixos, que naquela época os italianos designavam por “nórdicos”. Em finais do século XVI verificara-se uma mudança nas temáticas escolhidas pelos pintores “nórdicos” e, entre os novos temas, encontrava-se a paisagem, que acabou por se tornar num género pictórico independente.
A exposição percorre algumas tipologias da pintura de paisagem que surgiram na Flandres e na Holanda ao longo de todo o século XVII, incluindo montanhas, bosques, navios e marinhas, terras exóticas, o quotidiano campestre ou os jardins palacianos, as paisagens geladas do norte ou a luz meridional das paisagens italianas. Porém, o título da exposição é um pouco enganador, porque para nós a palavra “nórdico” refere-se aos países escandinavos, enquanto os pintores e as pinturas apresentadas se referem ao centro da Europa
A exposição foi inaugurada no dia 3 de Dezembro e estará patente ao público até ao dia 30 de Março de 2014.