terça-feira, 25 de junho de 2019

Onde estarão as orcas do Salish Sea?

O Salish Sea é uma grande área marítima que penetra pelo interior da costa ocidental da América do Norte. Constitui um complexo sistema de ilhas e de canais, banhando uma parte do noroeste do estado americano de Washington e uma parte do sudoeste da província canadiana de British Columbia, incluindo a cidade de Vancouver.
Este mar é uma área cuja paisagem marítima é de grande beleza e de invulgar diversidade biológica, sendo frequentado por orcas cujo número tem vindo a regredir, embora actualmente ainda estejam reconhecidos 76 exemplares residentes que são identificados pela sua barbatana dorsal. Alimentam-se sobretudo de salmão-rei ou chinook salmon (Oncorhynchus tshawytscha) e estima-se que cada orca se alimente diariamente com uma dieta de 1400 salmões!
As orcas aparecem nas proximidades de Vancouver desde a primavera ao outono e são responsáveis por uma florescente indústria turística em que, por uma importância de 165,70 euros, se faz um safari marítimo de cerca de 4 horas em que se podem ver as Montanhas Rochosas e as florestas de pinheiros canadianos e, além de outros cetáceos, as famosas orcas. Porém, como hoje anuncia o Star Metro (edição gratuita de Vancouver) ninguém sabe o que se passa com as orcas que são um quase ex-libris da cidade. e que ainda não apareceram. Os meios científicos e ambientais, bem como a opinião pública da bacia do Salish Sea, estão preocupados e não sabem o que se passa. Consequência das alterações climáticas? Escassez de salmão? Sobreutilização turística do Salish Sea? Daí que se volte a salientar que as orcas estão em vias de extinção naquela região do oceano Pacífico.