terça-feira, 18 de junho de 2019

Honi soit qui mal y pense

Alguns jornais britânicos e espanhóis dão hoje grande destaque fotográfico à cerimónia ontem realizada no castelo de Windsor, em que Filipe VI de Espanha e Guilherme da Holanda foram investidos como novos membros da Nobilíssima Ordem da Jarreteira.
A Ordem da Jarreteira é a mais antiga ordem militar da cavalaria inglesa e foi fundada em 1348, tendo por lema a frase Honi soit qui mal y pense que, em bom português, significa Maldito seja quem pense mal disto. Os seus membros são escolhidos pela Rainha Isabel II e, para além dos seus vinte e quatro membros ou companheiros, incluem cavaleiros ou damas supranumerários, normalmente membros da família real ou monarcas estrangeiros. Significa que, pertencer à Ordem da Jarreteira é uma distinção muito singular e que resulta de uma escolha pessoal da Rainha, sendo essa uma das poucas prerrogativas executivas que lhe cabe em exclusivo.
O cerimonial da investidura é muito apreciado, sobretudo pela indumentária tradicional dos membros da Ordem com capas de veludo e chapéu ao estilo Tudor. Depois de um ritual privado e de um almoço, todos se dirigem em procissão para a capela de S. Jorge para tomar parte na cerimónia religiosa de investidura.
O último português que foi membro da Ordem da Jarreteira foi o Rei D. Manuel II, investido em 1909, enquanto o primeiro e único membro americano da Ordem foi o Imperador D. Pedro II do Brasil, enquanto membro da Casa de Bragança.
Porém, sobre estas realidades de outros tempos que conferem honrarias e privilégios, talvez seja de aplicar o próprio lema da Ordem da Jarreteira: Maldito seja quem pense mal disto.