quinta-feira, 11 de maio de 2023

Um bom exemplo vindo da Extremadura

No próximo dia 28 de Maio vão realizar-se eleições autárquicas e regionais em doze das dezassete comunidade autónomas espanholas: Aragão, Astúrias, Baleares, Canárias, Cantábria, Castilla-La-Mancha, Comunidade Valenciana, Extremadura, La Rioja, Madrid, Múrcia e Navarra, assim como nas cidades autónomas de Ceuta e Melilla. Com estas eleições autárquicas e regionais completa-se o ciclo eleitoral local e regional espanhol, uma vez que essas eleições já foram realizadas nas outras cinco comunidades autónomas.
Esperam-se grandes lutas eleitorais e as sondagens apontam para uma quebra eleitoral ou mesmo a perda de alguns dos nove governos dominados pelos socialistas do PSOE, sozinhos ou em coligação. Um desses casos acontece com a comunidade autónoma da Extremadura, que inclui as províncias de Cáceres e de Badajoz e que corresponde a grande parte do território da antiga província romana da Lusitânia. Apesar de todas as diferenças ideológicas e das rivalidades que separam as várias candidaturas, o jornal el Periódico de Extremadura, que se publica em Cáceres, conseguiu reunir os candidatos cabeças-de-lista das quatro principais cidades estremenhas que aspiram ser eleitos alcaldes de Cáceres, Badajoz, Plasencia e Mérida. São dez candidatos por Cáceres e por Badajoz, mais oito candidatos por Plasencia e por Mérida, isto é, são 36 homens e mulheres candidatos a alcalde, que se deixaram fotografar conjuntamente e que, por alguns momentos, proporcionaram uma feliz imagem do que é a Democracia – igualdade, liberdade, diversidade.
Estes cidadãos irão concentrar-se na defesa das suas ideias e procurar o voto dos eleitores, provavelmente sem recorrer a ataques pessoais, como por aqui acontece tantas vezes. 
Uma excelente e muito pedagógica iniciativa do jornal de Cáceres!