sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Brasil vê o Lula a subir e o Jair em queda

O principal instituto brasileiro de pesquisas políticas é o Datafolha, que faz parte do mesmo grupo empresarial do jornal Folha de S. Paulo e que tendo feito uma sondagem com 3.666 entrevistas presenciais entre os dias 13 e 16 de Dezembro, obteve resultados muito significativos, com uma margem de erro de apenas dois pontos percentuais.
Segundo essa sondagem, Luiz Inácio Lula da Silva venceria as eleições presidenciais com 47% de votos se as mesmas fossem realizadas hoje, enquanto Jair Bolsonaro não teria mais do que 21% dos votos. A tendência para a polarização está a aumentar no Brasil e as intenções de voto nos candidatos da chamada terceira via mostram que essas candidaturas têm pouca viabilidade e que Sergio Moro (9%), Ciro Gomes (7%) e João Doria (3%), até poderão vir a desistir da corrida presidencial. A sondagem da Datafolha também analisou os resultados de uma eventual segunda volta em que Lula da Silva derrotaria Bolsonaro por 59% a 30%, mas que também venceria folgadamente Moro, Ciro e Doria.
A popularidade e o prestígio de Bolsonaro estão em acentuada queda e 60% dos brasileiros dizem não acreditar em nada do que ele diz, enquanto só 13% acreditam sempre nas palavras do seu presidente. O seu governo também é fortemente reprovado pela opinião pública, pois é rejeitado por 53% da população e só tem o apoio de 22%. Daí resulta que, segundo a sondagem referida, numa segunda volta eleitoral Bolsonaro perderia para qualquer um dos seus quatro adversários. Parece, portanto, que Jair Bolsonaro tem o seu futuro político traçado, até porque o Brasil não esqueceu os 617 mil óbitos causados pelo covid-19 e não perdoa a forma irresponsável como ele sempre se referiu à pandemia. Porém, o que não há dúvidas é que a herança que vai deixar para o seu sucessor é muito pesada.