sexta-feira, 14 de junho de 2013

A lusitana paixão pela austeridade

Segundo os últimos indicadores do Eurostat o desemprego em Espanha é de 26,7% e em Portugal é de 17,5% e este indicador é, seguramente, um dos mais decisivos no que respeita à situação económica e social dos países ibéricos. Cada um deles, à sua maneira, reage a esse grave problema económico e social, porque ele representa um factor de empobrecimento nacional, significa a recessão e a quebra da produção nacional e, sobretudo, provoca a corrosão do tecido e da coesão social.
Porém, a Espanha não aceitou a tutela da troika e hoje, uma vez mais, reage às políticas de austeridade impostas pelos credores e pelos seus patronos, como destaca o El País ao anunciar que “Rajoy y Rubalcaba unen su voz para pedir a Europa menos austeridad”.
Aqui em Portugal é diferente e, com indiferença, incompetência e seguidismo cego, prossegue a atitude de submissão com que os nossos dirigentes obedecem à troika e nos humilham.
O Diário de Notícias destaca hoje que o nosso primeiro prometeu ao FMI que vai cortar o dobro da despesa já em 2013, o que significa o agravamento da austeridade e a obediência a uma instituição que, ainda recentemente, assumiu erros nas políticas que impôs à Grécia. Será que não há imaginação para fazer diferente? E como se articula o discurso anti-FMI do homem do leme com esta submissão do nosso primeiro? E como é que, com estes cortes na despesa e a consequente quebra de rendimento das famílias, se estimula a procura interna e se cria emprego? Ao fim de dois anos de governo, a paixão pela austeridade prossegue e as suas trágicas consequências estão à vista.

 

 

 

O novo A350 apesar da crise europeia

Hoje, nos céus de Toulouse vai realizar-se o primeiro voo do A350 e esse facto representa um sucesso tecnológico para o consórcio Airbus que, sendo essencialmente francês, alemão, inglês e espanhol, pode em certa medida ser considerado um projecto europeu. A edição de hoje do jornal La Dépêche du Midi, que se publica em Toulouse, destaca esse acontecimento com justificado regozijo.
O Airbus A350 XWB (eXtra Wide Body) é um avião comercial de longo alcance e é o mais recente símbolo da competição entre a Europa e a América pelo domínio do mercado mundial da aviação, protagonizada pela Airbus e pela Boeing. Depois do enorme sucesso que foi o A330, a Boeing respondeu com o projecto B787 Dreamliner, mas o novo A350, que hoje voará pela primeira vez, parece ser a resposta do consórcio europeu para competir com o B787 e o B777, apresentando-se como um avião mais eficiente em termos de consumo de combustível e de mais baixo custo operacional.
As companhias aéreas acolheram com grande entusiasmo o novo avião e, nesta data, já estão consolidadas 548 encomendas, sendo essa lista encabeçada pela Emirates (100), Qatar Airways (80) e Cathay Pacific (36). Nessa lista de encomendas também se encontram a TAM – Linhas Aéreas de Moçambique (27) e a TAP Portugal (12). Espera-se que o novo avião entre ao serviço durante o primeiro semestre de 2014.