segunda-feira, 19 de outubro de 2020

O Brasil homenageia os seus médicos

Nas sociedades contemporâneas foram criadas datas de referência que, de forma simbólica, servem para festejar, recordar ou salientar qualquer coisa importante para quem as criou. Há, por isso, as grandes festas nacionais, de que são exemplo o 4 de Julho nos Estados Unidos, o 14 de Julho em França, o 15 de Agosto na Índia ou o 25 de Abril em Portugal. Da mesma forma, as Nações Unidas também decidiram escolher dias específicos para assinalar acontecimentos ou assuntos relevantes que, depois de aprovados pela sua Assembleia Geral através de Resoluções, passam a ser o Dia Mundial da Água a 22 de Março, o Dia Mundial do Livro a 23 de Abril, o Dia Mundial dos Oceanos a 8 de Junho, o Dia Mundial da Música a 1 de Outubro, o Dia Mundial da Criança a 20 de Novembro e muitos outros, totalizando 162 Dias Mundiais ou Dias Internacionais. Há dias para quase tudo e até há o Dia Mundial das Leguminosas a 10 de Fevereiro, o Dia Mundial do Atum a 2 de Maio, o Dia Internacional das Viúvas a 23 de Junho e o Dia Mundial da Lavagem de Mãos a 15 de Outubro. Muitas outras organizações, a nível internacional e a nível nacional, também escolhem os seus Dias de Qualquer Coisa. 
Vem isto a propósito da celebração do Dia do Médico que ontem ocorreu no Brasil, pois corresponde ao dia em que nasceu São Lucas, o protector dos médicos. A celebração deste ano serviu para homenagear aqueles homens e mulheres que, juntamente com outros profissionais da saúde, dedicam a sua vida ao exercício da Medicina e prestam um serviço essencial à comunidade, que é cuidar da saúde das pessoas e servir os doentes, o que nos tempos de pandemia que atravessamos se torna ainda mais relevante. Na cidade do Rio de Janeiro a estátua do Cristo Redentor foi iluminada de verde em homenagem aos médicos e o jornal O Globo também se associou a essa homenagem à classe médica dedicando-lhe uma expressiva composição na primeira página. 
Em Portugal o Dia do Médico celebra-se a 18 de Junho, mas não me recordo de qualquer homenagem deste género, que bem merece aplauso.