terça-feira, 29 de agosto de 2023

Turismo: será a galinha dos ovos de ouro?

A economia portuguesa tem registado boas taxas de crescimento do produto interno bruto e para esses bons resultados tem estado o turismo, que está a contribuir com cerca de 16%. 
Os números do turismo são impressionantes, a começar pelos mais de 31 milhões de passageiros que passaram nos aeroportos portugueses no 1º semestre do ano. O turismo está a ser uma verdadeira galinha dos ovos de ouro, como hoje se lhe refere o jornal i, mas pouco se tem falado das vantagens e das desvantagens de ter tantos turistas que deixam dinheiro na nossa economia, mas descaracterizam as cidades e “expulsam” os moradores dos centros das cidades.
Algumas cidades europeias já vivem o problema do excesso e dos excessos do turismo de massas e aponta-se o caso de Veneza, cujo centro perdeu quase toda a sua população em poucos anos, mas o mesmo se poderá dizer daquilo que está a acontecer em Barcelona, Berlim ou em Roma, mas também em muitas outras cidades europeias. Os moradores protestam porque o seu modo de vida e os seus quotidianos são perturbados porque as cidades estão a descaracterizar-se, com os preços dos arrendamentos e dos serviços a disparar e com a multiplicação dos hotéis. O comércio tradicional morreu. As esplanadas e as lojas de recordações inundam o espaço público, o trânsito tornou-se caótico com autocarros de turismo e os tuk-tuk, havendo multidões de pessoas a correr atrás de guias turísticos. Nos locais, turística ou culturalmente mais atractivos, formam-se filas extensas onde se passam horas de espera. O emprego criado pelo turismo é precário, exige baixas qualificações e é mal remunerado.
Parece ser a altura de se pensar nas vantagens e nas desvantagens de tanto turismo e na descaracterização cultural que provoca num país com 900 anos de história.