terça-feira, 26 de julho de 2022

A visita do Papa Francisco ao Canadá

O Papa Francisco, também designado como Santo Padre, é o Bispo de Roma e é o líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana que, segundo as estatísticas divulgadas pelo Vaticano, conta com 1,34 mil milhões de fiéis em todo o mundo, o que representa cerca de 17,74% da população mundial.
O catolicismo é a religião com mais seguidores no mundo, seguida do islamismo, do hinduísmo e do budismo. No seu milenar historial, a Igreja Católica procurou expandir-se e levar a sua palavra a todos os seres humanos, acontecendo que os portugueses tiveram um importante papel na sua difusão, nomeadamente no Brasil e em várias regiões de África e da Ásia do Sul e Oriental. Nessa sua missão apostólica, a Igreja Católica desempenhou um importante papel civilizacional e, através das missões e dos missionários, fomentou o progresso educacional e económico em muitas regiões, embora por vezes tivesse levado longe demais a sua intolerância perante as outras religiões, ou perante os comportamentos desviantes dos chamados hereges, através da brutalidade das práticas inquisitoriais. Daí que, em nome de toda a Igreja Católica e dos cristãos, o Papa João Paulo II tenha pedido desculpa pelos actos menos dignos praticados pela Igreja e pelos seus membros. Depois, nas suas visitas papais, os Papas passaram a pedir perdão dos excessos dos seus membros.
O Papa Francisco está no Canadá desde o passado domingo e tratou de pedir desculpa aos povos indígenas em nome da Igreja Católica, reconhecendo "o abuso espiritual, cultural, emocional, físico e sexual" que foi praticado sobre cerca de 150 mil crianças nas escolas e internatos canadianos geridos pela Igreja, desde cerca de 1870 até ao fim do século XX. Chamou-lhe uma "visita penitencial" e, aparentemente, amenizou um trauma canadiano que o mundo não conhecia. Um novo tempo começa, foi o título escolhido pelo Toronto Star.