quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Regiões francesas aspiram à autonomia

Depois da Rússia e da Ucrânia, a França é o maior país da Europa, estando dividida em 18 regiões, das quais 13 pertencem à França Metropolitana e cinco à França Ultramarina. Entre as regiões metropolitanas encontram-se a Córsega e a Bretanha, ambas com identidades culturais específicas, línguas próprias e aspirações autonomistas.
A Córsega tem a sua capital em Ajaccio e é uma ilha mediterrânica onde existem movimentos independentistas com fortes raízes históricas, que por vezes se têm manifestado por via violenta. Recentemente, o presidente Emmanuel Macron, em visita à ilha, propôs um prazo de seis meses para que o governo corso e os partidos locais encontrem uma forma de autonomia política limitada, mas que assegure que a ilha se mantenha no seio da República Francesa, eventualmente com um estatuto semelhante ao das comunidades autónomas espanholas ou das duas regiões autónomas portuguesas.
A Bretanha tem capital em Rennes e é uma península do noroeste da França, onde também existe uma distinta identidade cultural e fortes aspirações autonomistas, incrementadas sobretudo pela imposição da língua francesa contra a vontade local de preservar as línguas e dialectos locais, como o bretão e o galo.
O problema corso e o problema bretão não têm as mesmas características em relação ao centralismo de Paris, mas a edição de hoje do jornal Le Télégramme mostra que a “abertura” de Emmanuel Macron relativamente à Córsega, deixou os bretões com vontade de seguir o exemplo corso.