sexta-feira, 19 de maio de 2023

Canadá: alterações climáticas e incêndios

A problemática das alterações climáticas está cada vez mais presente nas nossas vidas e, mesmo os não especialistas, já assumiram a gravidade da situação. Ontem registamos as inundações na Emilia-Romana, hoje destacamos os incêndios florestais na província canadiana de Alberta, que tem a sua capital na cidade de Edmonton e uma população de mais de quatro milhões de habitantes. As elevadas temperaturas que têm afectado o oeste do Canadá anteciparam a época dos incêndios e a população está a ser afectada por inúmeros megaincêndios florestais, que desde o início do mês assolam quatro províncias canadianas, designadamente Alberta, Colúmbia Britânica, Saskatchewan e Manitoba, onde cerca de quatro dezenas de milhar de moradores foram obrigados a abandonar as suas casas. Tem havido muitos protestos da população contra a impreparação das autoridades para enfrentar a situação, ou até a sua passividade perante os poderosos interesses da indústria do petróleo, mas ontem “tinham chegado finalmente os bombeiros do Quebec e Ontario”.
Embora o Canadá esteja na vanguarda na questão das alterações climáticas, trata-se do quarto maior produtor de petróleo do mundo, de que cerca de 80% é explorado exactamente na província de Alberta. Os incêndios têm afectado a população, mas também os produtores de petróleo e gás natural, tendo muitas explorações interrompido as suas operações como medida de precaução.
Dadas as relações históricas entre o Canadá e a França, o jornal francês Libération decidiu enviar uma equipa de reportagem para Alberta onde estão activos 110 incêndios dos quais 37 são considerados fora de controlo. Na sua edição de hoje, o jornal desvalorizou todo o noticiário internacional e dedicou toda a sua primeira página ao drama do Canadá, onde se cruzam alterações climáticas, incêndios florestais e... os interesses da indústria do petróleo,