domingo, 23 de dezembro de 2018

"El Gordo" fez feliz toda a Espanha

Costuma dizer-se em Espanha que sem El Gordo não há Natal e, de facto, há um enorme entusiasmo sobre tudo o que se relaciona com a maior lotaria do mundo que se realiza no país vizinho desde 1812 e cujo primeiro prémio é conhecido por El Gordo, embora esse termo também designe a própria lotaria do Natal.
Neste ano os espanhóis terão gasto cerca de 3400 milhões na compra da lotaria do Natal, o que significa que cada um gastou em média 67,56 euros na lotaria.
Ontem, a Lotería y Apuestas del Estado fez o sorteio em directo pela televisão e distribuiu 70% do dinheiro arrecadado com a venda dos bilhetes, o que corresponde a 2380 milhões de euros, que vão ser entregues a 14.008 premiados. É mesmo uma grande festa para muita gente.
O primeiro prémio de 680 milhões de euros coube ao número 03347, que vai ser dividido por 170 vencedores dispersos por todo o país, que irão receber quatro milhões de euros cada um. Como titula o jornal ABC, foi “un Gordo que hace feliz a toda España”. Não há memória de El Gordo ter tido uma tão grande dispersão geográfica pois beneficiou quase todas as províncias espanholas e só deixou de fora Ceuta, Melilla, Álava, Palencia, Guadalajara e Castellón.
A imprensa deu eco do entusiasmo em volta do El Gordo e os jornais regionais anunciaram os prémios que contemplaram as suas regiões, enquanto o ABC destacou fotograficamente os festejos que aconteceram em várias cidades espanholas.