sábado, 3 de março de 2018

Os “estranhos” navios que visitam Bilbau

A edição do jornal El Correo, que se publica em Bilbau, destaca na sua edição de hoje, uma notícia que informa que nos molhes de Santurtzi se encontram dois navios, cuja presença no porto de Bilbau classifica como “sorpreendentes estampas marineras”.
De acordo com a notícia o submarino Walrus pediu para fazer uma escala em Bilbau por razões técnicas e para descanso do pessoal. Trata-se de um dos quatro submarinos da classe Walrus da Royal Netherlands Navy, a única classe de submarinos holandeses actualmente ao serviço, cujas unidades prestaram durante muitos anos serviços à NATO em operações de vigilância das frotas russas no mar do Norte e no mar Mediterrâneo.
O outro navio que se encontra em Santurtzi é o M/Y Bob Barker, um antigo navio quebra-gelos de 52 metros de comprimento, que está registado em Roterdão. Este navio é propriedade da Sea Shepherd Conservation Society, tem a sua base no porto de Hobart, na Tasmânia, e dedica-se à luta contra os baleeiros, sobretudo japoneses, sendo conhecido em todo o mundo até pela sua camuflagem inspirada naquela que foi usada durante a 1ª Guerra Mundial.
O porto de Bilbau não figura entre os dez mais movimentados portos espanhóis e os molhes de Santurtzi não costumam ser visitados por outros navios que não sejam pesqueiros, pelo que a presença de um submarino e de um navio ecologista, ambos hasteando a bandeira holandesa, provocou muita curiosidade e gerou alguma especulação.