segunda-feira, 29 de junho de 2020

Já são 10 milhões de infectados no mundo


A imprensa portuguesa tem passado ao lado do noticiário sobre a situação da pandemia do covid-19 no mundo, limitando-se a publicar algumas notícias dispersas ou pontuais, enquanto o futebol e os seus negócios passaram a ocupar cada vez mais espaço nos jornais e, de forma exagerada, nas televisões. Hoje, o jornal Público lembrou-se de assinalar com um grande gráfico o número dez milhões, pois o número de casos positivos confirmados no mundo já atingiu 10.195.680, enquanto o número de óbitos já atingiu 502.802 casos. A pandemia está activa por todo o mundo e as medidas de desconfinamento adoptadas nos diferentes países para ajudar à retoma da economia não se têm mostrado consensuais, porque muitos as consideram prematuras, enquanto outros consideram que dão sinais errados às populações. Inesperadamente, porém, há países que tendem a manipular as suas estatísticas para daí retirar proveitos, sobretudo no que respeita à atracção do turismo.
Em Portugal estão confirmados 41.646 casos positivos dos quais 27.066 já foram considerados recuperados, enquanto já foram registados 1.564 óbitos. Depois de um período em que se instalou um generalizado optimismo com a melhoria consistente dos indicadores epidemiológicos, nas últimas quatro semanas verificou-se uma inversão da situação resultante do aparecimento de diversos surtos da pandemia na região de Lisboa.
Embora se ouçam demasiadas opiniões sobre a situação, o que nos parece é que teremos de viver muito mais tempo com este problema e que, mais do que as medidas tomadas ou a tomar pelas autoridades sanitárias, todos teremos de adoptar comportamentos mais responsáveis… até que apareça uma vacina.