sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Fernão de Magalhães e a volta ao mundo

Perfazem-se hoje 500 anos sobre o dia em que Fernão de Magalhães largou de Sanlúcar de Barrameda para iniciar a sua viagem para as Molucas, navegando para ocidente em nome do jovem rei Carlos I de Espanha, que subira ao trono em 1516 e que em 1519 se tornou no imperador Carlos V da Alemanha.
Nos cinco navios da expedição – San Antonio, Trinidad, Concepción, Victoria e Santiago – embarcavam 237 homens de muitas nacionalidades, incluindo 64 andaluzes, 31 portugueses, 29 bascos, 26 italianos, 19 franceses, 15 castelhanos, 9 gregos, 7 galegos, 5 asturianos, 5 flamengos e 4 alemães, além de elementos de outras nacionalidades. O veneziano António Pigafetta, que foi o principal cronista da viagem, escreveu no seu diário:
El martes 20 de septiembre partimos de Sanlúcar, navegando con viento de garbino, y el 26 llegamos a una de las islas Canarias, llamada Tenerife, situada en los 28º de latitud septentrional.
Hoje o Diário de Notícias é um dos jornais que evoca essa efeméride histórica.
A viagem constituiu a maior aventura que, até então, foi realizada pelo ser humano. Com base nas informações recolhidas pelas explorações portuguesas na margem ocidental do Atlântico e dos conhecimentos cartográficos do tempo, nomeadamente a carta de Martin Waldseemuller, o obstinado Fernão de Magalhães procurou e encontrou a passagem – o Estreito de Todos-os-Santos, depois chamado Estreito de Magalhães – que ligava o oceano Atlântico ao oceano Pacífico, que percorreu com felicidade entre os dias 1 e 28 de Novembro de 1520.
A expedição, então com três navios apenas, atravessou depois o Pacífico e, no dia 27 de Abril de 1521, Magalhães morreu em combate na ilha de Mactán, nas Filipinas. Algum tempo depois, o basco Juan Sebastián de Elcano assumiu o comando da nau Victoria, navegou para oeste até ao cabo da Boa Esperança e, no dia 6 de Setembro de 1522, chegou a Sanlucar de Barrameda com 18 homens. Sem que esse fosse o seu objectivo inicial, tinham concluído a primeira volta ao mundo.