domingo, 5 de dezembro de 2021

Arábia Saudita: tantos aviões e corvetas

Quase em simultâneo com o anúncio da assinatura do contrato para o fornecimento de oitenta aviões Rafale à Arábia Saudita, a empresa espanhola Navantia lançou à água a quinta e última das corvetas que está a construir para a Marinha Real da Arábia Saudita nos seus estaleiros da baía de Cádis. É a construção 550 dos estaleiros de San Fernando, chama-se Unayzah, tem 104,20 metros de comprimento e 14,40 metros de boca.
Segundo anuncia hoje o jornal La Voz de Cádiz, a cerimónia foi um motivo de orgulho para o governo de Espanha e reflecte as capacidades tecnológicas do país, mas também mostra como foi possível superar diversas contrariedades devidas à crise pandémica, pois muitos trabalharam “contra ventos e marés” para que os prazos fossem cumpridos.
A notícia salienta que alguns dos principais sistemas de navegação e de combate do navio, bem como de gestão de helicópteros utilizam tecnologia espanhola.
A construção da primeira unidade arrancou oficialmente no dia 15 de Janeiro de 2019 e o contrato tem o valor de 1.813 milhões de euros, ou seja, é nove vezes menor do que aquele que foi assinado com a Dassault Aviation para o fornecimento de 80 aviões Rafale, o que significa que, segundo as minhas contas,  "cada corveta vale cerca de dois Rafale".
As cinco unidades navais serão entregues escalonadamente entre Janeiro de 2022 e Junho de 2023. Com tantas corvetas e tantos aviões é caso para perguntar à Arábia Saudita por quem se sente ameaçada ou, se pelo contrário, quem será que essa monarquia absoluta árabe está a ameaçar.