domingo, 2 de julho de 2023

A festa do Tour de France já começou

Começou ontem a 110ª edição do Tour de France, a maior e mais famosa prova ciclista da actualidade, que este ano teve início na cidade espanhola de Bilbao, que é a capital da província da Biscaia da Comunidade Autónoma do País Basco, ou Euskadi. Partiram 176 ciclistas representando 22 equipas, que vão percorrer 3.405 quilómetros que se repartem por 21 etapas, muitos deles a obrigá-los a pedalar em alta montanha. A prova termina em Paris no dia 23 de Julho e espera-se que os três ciclistas portugueses que integram o pelotão cheguem ao fim, mas também com boas classificações.
Toda a imprensa basca deu grande cobertura ao “historico estreno en Euskadi”, como acontece com a edição de hoje do jornal El Correo, em linha com o enorme entusiasmo popular que se viu na transmissão televisiva em directo da primeira etapa, que percorreu os arredores da cidade e terminou junto do Museu Guggenheim, mas que obrigou os ciclistas as trepar as primeiras montanhas desta prova.
Os favoritos desta 110ª edição são o dinamarquês Jonas Vingegaard, que ganhou em 2022, e o esloveno Tadej Pogacar, que triunfou em 2020 e 2021. Porém, para além dos aspectos desportivos inerentes a esta grande prova mundial, o Tour de France é uma grande festa popular e há sempre a expectativa de podermos assistir a grandes transmissões televisivas que mostram a riqueza patrimonial e paisagística da França e que, esperemos, também sirvam para refrear a preocupante onda de vandalismo que está a atravessar o país.