quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

A confusão britânica em tempo natalício

No passado fim-de-semana, num discurso dirigido à nação, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson anunciou o aparecimento de uma variante do novo coronavírus no Reino Unido e o mundo, que celebrava o aparecimento da vacina, voltou a tremer. 
O Reino Unido entrou em quarentena para se proteger da nova ameaça, enquanto várias dezenas de países, entre os quais a França, cancelaram as suas ligações aéreas, marítimas e rodoviárias com o Reino Unido para evitar contágios. As rotas comerciais entre a França e o Reino Unido são as mais importantes da Europa e foram naturalmente afectadas por estas repentinas restrições. Muitas centenas de camiões ficaram bloqueados em Dover sem poder sair para França e outros tantos estão em Calais sem poder entrar na Grã-Bretanha, numa altura de grande movimento não só por ser a quadra natalícia, mas também porque os comerciantes ingleses quiseram refazer os seus stocks por desconhecerem o que o futuro lhes reserva, isto é, a pandemia veio mostrar aos britânicos que o Brexit parece ter sido um erro grave. 
O Brexit concretizou-se no dia 31 de Janeiro de 2020 e o Reino Unido deixou de pertencer à União Europeia, tendo sido feito um acordo de saída transitório que termina no dia 31 de Dezembro de 2020. Falta uma semana, mas os negociadores não se entendem quanto ao futuro das relações, nomeadamente no aspecto comercial e na mobilidade dos cidadãos, pelo que ninguém sabe o que vai acontecer a partir de 1 de Janeiro de 2021. Nesta situação, os britânicos temem vir a sofrer escassez de alimentos, sobretudo de frutas e de vegetais, ao mesmo tempo que começam a ver as prateleiras dos supermercados vazias. As fotografias que ilustram as capas dos jornais, bem como as imagens televisivas, com muitas centenas de camiões retidos nas fronteiras, mostram bem a crise por que está a passar o Reino Unido.