sábado, 18 de abril de 2020

A pandemia global e a nova geopolítica

A corrente edição da revista The Economist trata de um tema novo a que chama pandemic geopolitics e pergunta se a China está a vencer, deixando no ar a ideia que, nas actuais circunstâncias sanitárias e económicas e no contexto da luta pela hegemonia mundial, a China está a dar mais um passo em frente e que os Estados Unidos estão a dar um passo atrás. 
Os dados objectivos mais recentes são perturbadores. Ontem, a Universidade Johns Hopkins de Baltimore anunciou que os Estados Unidos “registaram 4.491 mortos nas últimas 24 horas” devido à covid-19, o que elevou para cerca de 33 mil o total de vítimas. No dia anterior, o jornal USA Today tinha recordado o número de americanos mortos no ataque a Pearl Harbor de Dezembro de 1941 (2235), no ataque às Torres Gémeas de 11 de Setembro de 2001 (2977) e na passagem do furacão Katrina em 2017 (1836), para evidenciar a catastrófica dimensão da pandemia que está a arrasar o país, ao mesmo tempo que se anunciam 22 milhões de desempregados apenas num mês.
Muitas análises têm sido feitas sobre este confronto pela hegemonia do mundo, sobretudo desde que Donald Trump chegou à Casa Branca e quis a “America first” e a “America great again”, fazendo uma ousada aposta nas suas capacidades militares, com a abertura de frentes de guerra em inúmeros países. Numa recente entrevista à Newsweek, o ex-presidente Jimmy Carter disse que “os Estados Unidos são a nação mais guerreira da história do mundo” e que desperdiça milhares de milhões de dólares em despesas militares para submeter os países que se querem afastar da sua hegemonia, enquanto a China “não desperdiçou um centavo em guerras” e é por isso “que nos ultrapassa em quase todas as áreas”. Os Estados Unidos gastam cerca de 3,3% do seu PIB em despesas militares, enquanto a China só gasta 1,9%, mas em termos absolutos os Estados Unidos gastam quase quatro vezes mais do que a China. Recorrendo à velha máxima de Paul Samuelson sobre a opção entre canhões e manteiga, a crise do covid-19 veio mostrar que a China de Xi Jinping escolheu a manteiga e que os Estados Unidos de Donald Trump escolheram os canhões. 
Hoje, nenhum dos quatro antigos presidentes dos Estados Unidos - Obama, Bush, Clinton e Carter - apoia o empresário que conduz os destinos dos Estados Unidos.