sexta-feira, 16 de abril de 2021

Um novo capítulo na história do Brasil

No passado dia 8 de Março um juiz do Supremo Tribunal do Brasil de nome Edson Fachin, decretou a anulação das duas condenações do ex-presidente Lula da Silva que, dessa forma, viu serem-lhe restituídos todos os seus direitos políticos. Com essa decisão ficou evidente que a Polícia Federal e o Ministério Público brasileiros cometeram ilegalidades e exorbitaram na instrução do processo, pelo que a condenação de Lula foi um instrumento de uma estratégia política para impedir a sua candidatura à Presidência da República. O executante dessa estratégia foi o juiz Sérgio Moro que, possivelmente como prémio, foi nomeado Ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro. A decisão agora tomada pelo Supremo Tribunal Federal por oito votos contra três, veio confirmar a decisão do Juiz Fachin.
Lula da Silva governou o Brasil entre 2003 e 2010 e a sua acção foi reconhecida no plano internacional como muito positiva, mas veio a cumprir 580 dias de prisão entre Abril de 2018 e Novembro de 2019, no contexto da Operação Lava Jato, que serviu para apoiar a eleição de Jair Bolsonaro. Não sei o que poderá acontecer agora, mas com Bolsonaro em brutal queda de popularidade, são muito fortes as hipóteses de Lula da Silva voltar à Presidência do Brasil. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que é provavelmente “o mais português dos presidentes do Brasil desde há muitos anos”, já afirmou que em 2022 votará em Luiz Inácio Lula da Silva contra Jair Bolsonaro porque o considera “menos ruim” e elogia Lula da Silva como um homem “calejado pela vida” e que “não é nenhum principiante”, afirmando que “ele tem jeito para a coisa. O Lula não é de esquerda nem de direita. O Lula é ele”.
A imprensa destaca esta decisão favorável a Lula que aparenta ser muito importante para o futuro. O Brasil está a passar por uma grande crise sanitária, económica e de confiança, mas a decisão agora tomada pelo Supremo Tribunal Federal abre um novo capítulo na sua história.