sábado, 23 de setembro de 2023

Macau: património de origem portuguesa

Quando um dos três jornais de língua portuguesa que se publicam em Macau apresenta com destaque na sua primeira página, uma fotografia aérea da Fortaleza do Monte, é caso para os apreciadores do património histórico ficarem agradados, ao por verem aquela obra de arquitectura militar portuguesa, com os seus quatro baluartes ou bastiões, que hoje integra a Lista do Património Mundial da UNESCO.
A Fortaleza de São Paulo do Monte, juntamente com as ruinas jesuítas da igreja de São Paulo, são os maiores símbolos da história da presença dos portugueses em Macau. Localiza-se no centro da pequena península de Macau e foi construída por iniciativa dos Jesuítas que a concluíram em 1617, tendo sido a sua artilharia dirigida por Lopo Sarmento de Carvalho, que impôs uma pesada derrota aos holandeses da VOC, quando no dia 24 de Junho de 1622 tentaram ocupar a cidade.
A edição de ontem do jtm – Jornal Tribuna de Macau noticia que o Instituto Cultural do governo de Macau e a Melco Resorts & Entertainment, a concessionária do jogo na Região Administrativa Especial de Macau, vão desenvolver um projecto de revitalização das pontes-cais nº 23 e 25 do Porto Interior, construídas em 1948 e 1950. Um outro projecto que vai avançar é relativo ao reforço da utilização dos espaços circundantes da Fortaleza do Monte, que já alberga o moderno e magnífico Museu de Macau, com a finalidade de reordenar e melhorar os espaços periféricos da fortaleza e da sua plataforma. Esses projectos visam o reforço da atractividade turística de Macau, mas irão traduzir-se na preservação do património histórico de origem portuguesa.