quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Brasão de Ceuta recorda sempre Portugal

A edição de hoje do jornal El Pueblo de Ceuta publica uma entrevista com Juan Jesús Vivas Lara, o actual presidente do governo e alcaide-presidente da Ciudad Autónoma de Ceuta, que tem 65 anos de idade, é economista formado na Universidade de Málaga, representa o Partido Popular e ocupa o seu cargo desde o dia 7 de Fevereiro de 2001.
O presidente-alcaide é escolhido pela Assembleia de Ceuta e confirmado pelo rei de Espanha, mas o facto de levar 18 anos de presidência por escolha democrática dos deputados ceitis é um facto a salientar.
Porém, não é a entrevista que nos desperta a atenção, mas o facto de Juan Vivas ter sido fotografado no seu gabinete em frente do brasão de armas da cidade de Ceuta, que é o escudo português que a cidade conserva desde que foi conquistada por D. João I em Agosto de 1415.
Em 1580, quando Filipe II de Espanha reivindicou os seus direitos ao trono de Portugal, enquanto neto de D. Manuel I e genro de D. João III, foi instituída a União Ibérica mas o governo da cidade de Ceuta continuou a ser da responsabilidade portuguesa. No entanto, quando em 1640 foi restaurada a independência portuguesa, a cidade de Ceuta decidiu não reconhecer D. João IV e permanecer sob o domínio espanhol, o que veio a ser oficializado através do Tratado de Lisboa assinado pelos dois países ibéricos em 1668.
A bandeira de Lisboa gironada com oito peças de negro e prata, assim como o brasão de armas de Portugal, nunca deixaram de ser os símbolos da cidade de Ceuta, que também foi o ponto de partida para a expansão marítima portuguesa.

As sucessivas derrotas de Theresa May

A votação ontem realizada no Parlamento britânico serviu apenas para definir que não haverá Brexit sem um acordo com a União Europeia e que é necessário renegociar alguns pontos desse acordo, sobretudo em relação à fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda.
Theresa May foi mandatada para voltar a Bruxelas, mas depois de ter defendido o acordo antes alcançado e ter visto a sua rejeição no Parlamento por uma diferença de 230 votos, não se vislumbra como poderá convencer a União Europeia a reabrir negociações, sobretudo depois das repetidas declarações dos seus líderes nacionais de que não era possível a retoma de negociações e que se tratava de um assunto encerrado.
Theresa May foi humilhada pelo seu Parlamento e agora terá de ir a Bruxelas para ser humilhada uma vez mais. É um invulgar caso de teimosia que já ninguém compreende. A história do Reino Unido e a sua primeira-ministra não podem dar ao mundo esta imagem de decadência. Winston Churchill e Margaret Thatcher devem estar muito incomodados.  
A menos de dois meses da anunciada saída da União Europeia, o problema está a complicar-se e hoje é evidente que nem os eleitores britânicos, nem os partidos políticos e os seus deputados, sabiam das consequências do que ia acontecer depois do referendo do dia 23 de Junho de 2016. A discussão que se arrasta há muitos meses entre uma corrente que conserva o orgulho vitoriano e uma outra corrente moderna e europeísta, já abalou o prestígio do Reino Unido, que está mesmo à beira de um precipício. A partir de agora ninguém poderá fazer previsões porque, tanto o melhor como o pior, podem acontecer.