sexta-feira, 16 de setembro de 2022

God save Roger Federer, the Master!

Roger Federer anunciou ontem, aos 41 anos de idade, o fim da sua carreira como tenista profissional e vários jornais mundiais destacaram essa notícia, num dia em que outras coisas importantes aconteciam no mundo, desde Londres, onde decorrem as cerimónias fúnebres de Isabel II, até Samarkand, no Uzbequistão, onde Xi Jinping e Vladimir Putin se encontraram.
O jornal L’Équipe dedicou a sua primeira página ao tenista suiço e não hesitou em escolher um título de primeira página que, nas actuais circunstâncias que se vivem no Reino Unido, parece pouco oportuno pois minimiza ou ridiculariza os sentimentos de 70 milhões de britânicos e de muitos milhões de canadianos, australianos, neozelandeses e muitos mais. De resto, os jornais desportivos são useiros e vezeiros no uso desproporcionado de frases ou adjectivos: um guarda-redes que defende um penalti é um génio, um avançado que marca um golo é um herói e uma equipa que ganha pela primeira vez concretiza um feito histórico.
À margem deste comentário há que salientar a singularidade de Roger Federer que, apesar de igualado ou superado nos courts por Rafael Nadal e Novak Djokovic, foi sempre o eleito do público pelo seu ténis, as suas atitudes e a sua elegância desportiva. Venceu o seu primeiro torneio ATP em 2001 e o último em 2019, o que lhe dá um record de longevidade e fez com que durante a sua carreira, tivesse defrontado Djokovic cinquenta vezes e Nadal quarenta. Durante a sua carreira venceu 103 torneios ATP, incluindo vinte Grand Slam e, entre 2004 e 2018, esteve 310 semanas como número um do ranking mundial. 
Foi um Mestre. God save the Master!