sábado, 9 de setembro de 2023

Há quem goste ou não goste de veleiros

Depois de ter passado por Lisboa, onde lamentavelmente ninguém lhe ligou, a Gran Regata ou a Tall Ships Race 2023, chegou a Cádiz. A cidade gaditana soube honrar a sua origem fenícia e a sua ligação ao mar, organizando um vasto programa de apoio às tripulações dos veleiros, ao mesmo tempo que a visita também está a ser um grande acontecimento cultural, como se pode verificar pela enorme cobertura que o evento está a ter por parte da comunicação social da cidade e pela diversidade de iniciativas, destinadas sobretudo à juventude. 
Ontem, realizou-se um grande desfile das tripulações pelas ruas do centro da cidade e La Voz de Cádiz destacou-o na sua primeira página com uma fotografia em que se pode observar a delegação do navio-escola Sagres a desfilar, com uma enorme bandeira nacional a ser transportada por jovens cadetes da Escola Naval.
Além da nossa Sagres, os jornais de Cádiz destacaram a presença dos veleiros mexicano Cuauhtémoc e do polaco Dar Mlodziezy, que classificou como "imponentes". Em Portugal, com a cidade de Lisboa provavelmente cansada pelo seu recente envolvimento com a JMJ, a presença da Gran Regata não interessou a comunicação social, muito mais interessada em saber o que se passou no Conselho de Estado, nas transferências dos futebolistas e até no ridículo caso Rubiales. Como aqui já tínhamos referido, toda esta mediocridade nos dói.