sexta-feira, 19 de junho de 2020

As viagens aéreas são agora uma aventura


As viagens aéreas estiveram canceladas durante cerca de três meses por causa da pandemia do covid-19 mas, lentamente, as companhias de aviação estão a retomar a sua actividade operacional, embora pareça que viajar nunca mais vai ser o que foi, como reconhece a última edição da revista alemã Der Spiegel.
O assunto não é novo. Depois do ataque realizado no dia 11 de Setembro de 2001 às Torres Gémeas de Nova Iorque pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda, as medidas de segurança adoptadas nos aeroportos já tinham retirado uma boa parte do gosto de viajar, pois os passageiros passaram a ser confrontados com demorados controlos, proibições e, por vezes, com a arrogância ameaçadora e autoritária dos agentes de segurança que olham cada passageiro como se fosse um traficante ou um fora da lei.
Agora, do ponto de vista do passageiro, a situação agravou-se porque para além dos aspectos de segurança em vigor, surgiu a necessidade de prevenir os riscos de contágio pelo covid-19, o que faz com que o eventual passageiro não saiba se terá voo e se terá a obrigação de provar que não está infectado. Mesmo que as coisas lhe corram bem e consiga entrar no avião, ainda fica sem saber se terá de ficar de quarentena no lugar de destino, nem quantos testes será obrigado a fazer. Significa que para viajar por via aérea vai ser necessário ultrapassar diversas barreiras que transformarão uma viagem num stressante exercício.
Viajar vai ser uma aventura diz o Der Spiegel e esse é apenas um dos sinais dos tempos e das mudanças que se estão desenhar, que vão tornar a nova vida bem diferente da que vivemos até agora.