quinta-feira, 2 de abril de 2020

Wimbledon também fica para mais tarde


Alguns dos grandes acontecimentos desportivos previstos para o corrente ano já foram adiados devido à actual pandemia de covid-19, assim acontecendo com os Jogos da XXXII Olimpíada – Tóquio 2020, que é o maior evento desportivo do ano.
Porém, a decisão agora tomada pela direcção do All England Club e pela comissão de gestão do The Championships, ao anunciarem o cancelamento do histórico Torneio de Wimbledon de 2020, teve também um enorme impacto mediático devido ao simbolismo daquele torneio, conforme evidencia hoje a capa do jornal desportivo francês L’Équipe.
O Torneio de Wimbledon realiza-se desde 1877 e é uma das provas desportivas mais antigas do mundo, estando previsto que se realizasse entre os dias 29 de Junho e 12 de Julho, mas as preocupações com a saúde pública devidas à actual pandemia levaram a organização a adiar a 134ª edição do torneio para 2021. É a terceira vez que isso acontece, pois entre 1915 e 1918 (1ª Guerra Mundial) e entre 1940 e 1945 (2ª Guerra Mundial), o torneio também não se realizou.
As novas datas estão definidas e o torneio decorrerá entre os dias 23 de Julho e 8 de Agosto de 2021. No torneio agora adiado, ainda estava prevista a participação de Roger Federer que é o recordista do torneio com oito vitórias e de Serena Williams que tem sete vitórias, rembora a recordista seja Martina Navratilova com nove vitórias. Porém, no próximo ano ambos terão 39 anos de idade e os anos não perdoam...
Curiosamente, o Open dos Estados Unidos que se prevê realizar entre 31 de Agosto e 13 de Setembro de 2020 em Flushing Meadows, na cidade de Nova Iorque, ainda não foi adiado, o que mostra como os americanos ainda não assumiram a gravidade da pandemia que também já entrou no país e, sobretudo, no estado de Nova Iorque.