sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Donald Trump a caminho da impugnação

Numa conferência proferida há dois dias e que foi divulgada pela revista Visão, o professor Adriano Moreira afirmou que “a maior ameaça actual ao mundo é a incultura e a leviandade do Presidente dos Estados Unidos”. Esta afirmação, feita por alguém cuja lucidez e sabedoria são bem reconhecidas nos meios políticos e académicos, revela que o comportamento de Trump é um problema global e não é apenas um caso muito preocupante para os americanos e para os seus aliados.
Por isso, com uma maioria de 232 votos contra 196, os congressistas da câmara baixa do Congresso ou Câmara dos Representantes dos Estados Unidos acabam de formalizar um processo de impugnação (impeachment) contra o presidente Donald Trump, o que é um acontecimento histórico por ser a quarta vez em 230 anos que o Congresso chega tão perto de uma acusação e julgamento de um presidente dos Estados Unidos. No entanto, este problema acontece não só devido à má gestão e à impreparação de Trump para o cargo, mas também porque se aproximam eleições presidenciais e é o tempo para os Democratas e os Republicanos “contarem espingardas”, sucedendo-se os testemunhos favoráveis ou desfavoráveis à actuação presidencial do Donald.
Porém, mesmo que a Câmara dos Representantes venha a acusar o Donald de “crimes graves”, é muito provável que ele não seja condenado por essa acusação quando o processo subir ao Senado, pois seria necessária uma maioria de dois terços (67 senadores) e o Partido Democrata só pode contar, à partida, com 47 votos. Portanto, a impugnação pode acontecer, mas daí à destituição vai uma grande distância.