quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Xi e o agrado pela sua visita a Portugal

Todos os jornais portugueses publicam hoje uma fotografia alusiva à visita oficial do Presidente Xi Jinping a Portugal e o caso não é para menos, mas ainda é mais surpreendente quando o 人民网 - Renmin Ribao, um dos mais importantes jornais de Xangai, noticia esta visita do presidente chinês a este pequeno país do ocidente e lhe dedica quatro fotografias.
Não se imaginava que a imprensa chinesa desse tanto destaque a esta visita mas, certamente, isso é uma prova da admiração chinesa pelos portugueses e da forma como ambos conviveram em Macau durante quase 500 anos.
Ontem o Presidente Xi Jinping foi recebido no Palácio de Belém pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, mostrou-se muito agradado com a calorosa recepção e lembrou o contributo português para o progresso da humanidade, com um papel importante nas relações entre Ocidente e Oriente. Entretanto, preparavam-se os 17 acordos de cooperação que vão ser assinados, de âmbito económico, cultural, científico e académico. Como envolvente desta visita, Xi Jinping falou do projecto "Uma faixa, uma rota" que até já foi apelidado de "Plano Marshall" chinês para o mundo, o qual pretende abrir a China ao mundo através da construção de uma malha ferroviária internacional e de novos portos, aeroportos e outras infraestruturas. É uma nova rota da seda. Portugal está interessado nesse projecto e coloca em cima da mesa o porto de águas profundas de Sines, que bem pode fazer a ligação entre a Rota da Seda terrestre e a Rota da Seda marítima.
Xi Jinping ainda vai passar pela Assembleia da República e pelos Palácios da Ajuda e de Queluz. É uma recepção em grande estilo a um dos maiores países do mundo. Perfeito. Porém, seria bom que os nossos responsáveis estivessem à altura das circunstâncias e não se deslumbrassem em afectos e que, em nome do interesse nacional, estivessem atentos à estratégia chinesa.