segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Jair Bolsonaro nega tentativa de golpe

A cidade brasileira de São Paulo assistiu ontem a uma grande manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que juntou um pico de cerca de 185 mil pessoas na avenida Paulista, segundo foi calculado a partir de 43 fotos aéreas feitas durante a manifestação e que foram tratadas por um software específico utilizado pela Universidade de São Paulo. A manifestação foi convocada para protestar contra as investigações em curso relativas à suspeita de participação do próprio Bolsonaro na tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023, que negou ter tentado fazer um golpe e reclamou a sua inocência.
Bolsonaro, alguns ex-ministros, assessores e militares são alvo de um inquérito dirigido pelo Supremo Tribunal Federal, que investiga o assalto à Praça dos Três Poderes, os actos de vandalismo praticados e a tentativa de golpe de Estado.
Segundo a edição de hoje do jornal Folha de São Paulo, o ex-presidente Jair Bolsonaro declarou que “o que eu busco é a pacificação, é passar uma borracha no passado, é buscar maneira de nós vivermos em paz”. Pediu a concliação entre os brasileiros e a amnistia “para aqueles pobres coitados que estão presos em Brasília”, dirigindo-se a todos os 513 deputados e 81 senadores para promoverem um projecto nesse sentido.
Esta manifestação e este quase apelo de Bolsonaro à pacificação, estará certamente a ser trabalhada porque, embora suscite dúvidas quanto à sua sinceridade, pode ser uma janela de oportunidade para a construção de uma renovada unidade nacional da sociedade brasileira e para o reforço da democracia.