sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Um navio-fantasma que chegou à Irlanda


Um “navio-fantasma” de 77 metros de comprimento apareceu encalhado em Ballycotton, na costa sul da Irlanda, na sequência da tempestade Dennis que assolou a Europa na passada semana. O navio terá andado à deriva durante mais de um ano sem tripulação e percorrido milhares de quilómetros no oceano Atlântico. Segundo revela o jornal The Guardian o navio chama-se M/V Alta, foi construído em 1976 e, ao longo da sua vida, teve vários nomes e diferentes proprietários.
Em Setembro de 2018 o navio navegava da Grécia para o Haiti quando teve uma grave avaria pelo que ficou sem energia a bordo e, durante vinte dias, andou à deriva numa posição a cerca de duas mil milhas para sueste da Bermuda. Tendo sido detectado naquelas condições, a autoridade marítima americana tratou de lhe lançar comida por via aérea, mas como se aproximava um furacão, decidiu resgatar os seus dez tripulantes e levá-los para Porto Rico. Desde então, o M/V Alta ficou à deriva e sem tripulação.
Ao aparecer encalhado na rochosa costa sul da Irlanda, significa que o navio andou à deriva durante cerca de dezoito meses, tendo sido avistado apenas uma vez pelo HMS Protector da Royal Navy, o que mostra como é grande a vastidão do oceano ou como no mar cada um trata de si. Porém, o jornal deixa muitas interrogações para serem resolvidas, sobretudo saber quem é o proprietário do navio, qual a sua carga na altura em que foi abandonado e como foi possível que quem resgatou a sua tripulação deixasse o navio à deriva e a constituir um “perigo para a navegação”.
É mesmo um caso de navio-fantasma.