segunda-feira, 4 de março de 2019

O espectacular Carnaval de Badajoz

O Carnaval é uma festa para quem gosta e há muita gente que gosta, um pouco por todo o mundo, sobretudo no Brasil e nas ilhas Canárias, mas também em Portugal, onde há famosos carnavais em Torres Vedras e Loulé, na Mealhada e em Sesimbra, em Loures e em Ovar, em Setúbal e na Figueira da Foz e em muitas mais cidades e vilas lusitanas. Não falta a fantasia, nem a alegria, nem a folia. Nem faltam os foliões, que as televisões mostram aos milhares. São três dias de desfiles e de fantasias, de música e de trajes fantásticos ou, como se diz no Brasil, é ”a ilusão do Carnaval, para tudo se acabar na quarta-feira”.
Até na vizinha Espanha existem focos de grande entusiasmo carnavalesco em algumas das suas regiões e as edições dos jornais da Extremadura, tanto de Badajoz como de Cáceres, destacam hoje na capa das suas edições os grandes desfiles carnavalescos que ocorreram no passado fim de semana em Badajoz.
As reportagens fotográficas não enganam. O desfile carnavalesco foi mesmo uma grande festa, com trajes exóticos de mil cores, muita música e muito entusiasmo. Em Badajoz desfilaram 101 grupos das províncias de Badajoz e Cáceres, que mobilizaram 7.300 participantes devidamente ensaiados, o que torna o Carnaval de Badajoz num dos maiores de Espanha, o que também certamente atraiu muitos portugueses de Elvas e arredores, até porque o espectáculo é invulgarmente rico de animação.