quarta-feira, 16 de setembro de 2020

A batalha de Inglaterra foi há 80 anos


A batalha de Inglaterra aconteceu há oitenta anos e The Journal, que se publica em Newcastle upon Tyne, decidiu evocar essa efeméride na sua edição de hoje com um texto evocativo e com a fotografia de um caça Supermarine Spitfire na sua primeira página.
A batalha desenrolou-se entre Julho de 1940 e Junho de 1941 e nela intervieram como principais protagonistas os aviões da Luftwaffe e da Royal Air Force (RAF), sobretudo os caças Messerschmitt Bf 109 e os caças Supermarine Spitfire. Após muitos meses de confrontos aéreos nos céus da Grã-Bretanha e de intensos bombardeamentos diurnos e nocturnos sobre as cidades britânicas, com os quais os alemães visavam destruir o aparelho industrial britânico, desmoralizar a população e preparar a invasão das ilhas Britânicas, quando verificaram que as suas perdas se estavam a tornar demasiado pesadas em face da reacção da RAF, suspenderam os seus ataques, quando muitas cidades britânicas já tinham sofrido grandes destruições, sobretudo Londres e Liverpool. A RAF tinha perdido 1023 aviões de caça e 402 pilotos britânicos, 5 belgas, 7 checos, 29 polacos, 3 canadianos e 3 neozelandezes, mas tiveram 40 mil mortos entre a população civil. A Luftwaffe perdeu 1887 aviões, entre os quais 873 caças e 1014 bombardeiros, perdendo 2698 pilotos e tripulantes dos bombardeiros.
Foi uma impressionante vitória aliada sobre as investidas de Adolfo Hitler e essa batalha começou a alterar o rumo da guerra em desfavor da Alemanha. O primeiro-ministro britânico Winston Churchill disse então que “nunca tantos deveram tanto a tão poucos” em nenhum conflito humano.