sábado, 17 de fevereiro de 2024

Toulouse e a audácia da nova arquitectura

A cidade de Toulouse é a capital da região da Occitânia e é a quarta maior cidade da França, depois de Paris, Marselha e Lyon. Localiza-se no sul da França, próximo da fronteira com a Espanha e, na sua área metropolitana, vivem cerca de um milhão e meio de pessoas.
A cidade é o centro da indústria aeroespacial europeia e a sede do gigante aeronáutico AIRBUS, mas também do sistema de posicionamento Galileo, do sistema de satélite SPOT e de outros importantes centros e indústrias de alta tecnologia. Porém, a cidade não tinha um edifício que, pela dimensão e modernidade, estivesse à altura do seu prestígio e ambição. Na sequência de um concurso lançado pelo município de Toulouse, em 2017 foi escolhido um promotor parisience – a Compagnie de Phalsbourg – para desenvolver um projecto imobiliário no centro da cidade – a Tour Occitanie – que se previa ficasse concluído em 2022 e que iria constituir o primeiro aranha-céus da cidade. Tratava-se de um edifício urbano com 150 metros de altura e 38 pisos, incluindo 13.000 m2 de escritórios, mais de cem unidades habitacionais, dois restaurantes, um bar-restaurante panorâmico no topo da torre, um hotel de quatro estrelas e dois mil m2 de lojas. O projecto foi entregue ao famoso arquitecto Daniel Libeskind, em associação com Francis Cardete, um arquitecto local, mas a “audace architecturale” do projecto teve adversários que o consideraram um “désastre environnemental”. Daí que tivessem surgido dois recursos judiciais sucessivos para impedir a construção da Tour Occitanie.
Os tribunais declararam agora que Toulouse vai ter o seu aranha-céus e, na sua edição de ontem, o jornal La Dépêche du Midi dava essa notícia com grande destaque, com uma antevisão do que será a Tour Occitanie e a sua audaciosa arquitectura.