sábado, 22 de julho de 2023

Quando o regresso de um navio é notícia

O navio-escola espanhol Juan Sebastián de Elcano regressou à sua base de Cádiz depois de ter completado o seu XCV Crucero de Instrucción, em que esteve ausente durante 189 dias e em que visitou onze portos de sete países (Brasil, Argentina, Chile, Perú, Colombia, Costa Rica e Estados Unidos).
O quase centenário navio que já efectuou onze viagens de circumnavegação, foi construído exactamente em Cádiz e nesta viagem cruzou pela primeira vez o mítico cabo Horn, no extremo meridional da América do Sul. No seu historial consta que é “o terceiro maior veleiro do mundo”, que navegou mais de um milhão e oitocentas e cinquenta mil milhas por todos os mares do globo, tendo visitado 205 portos de 73 diferentes países. Naturalmente, os portos mais visitados pelo navio foram Cádiz, onde tem a sua base, o porto galego de Marín que é a sede da Escuela Naval Militar de Espanha, os portos das ilhas Canárias por serem o ponto de partida para as travessias atlânticas e, nas duas margens do oceano, os portos de Lisboa e de Nova Iorque.
O Juan Sebastián de Elcano é um verdadeiro ex-libris do município de Cádiz e o seu regresso é notícia. Por isso, o jornal La Voz de Cádiz destaca na sua edição de hoje o regresso do navio-escola espanhol a Cádiz, com uma fotografia do navio a entrar na grande baía gaditana que ocupa toda a primeira página e com a frase “El embajador de España y de Cádiz regresa a su casa”. Este destaque mostra bem como os jornais espanhóis tratam o seu navio-escola e estimulam a autoestima nacional, o que é bem diferente do que fazem os jornais portugueses que, segundo creio, nunca fizeram notícia nem manchete do regresso a Lisboa do nosso belíssimo navio-escola Sagres.