sexta-feira, 9 de novembro de 2018

De Maputo à Catembe em cinco minutos

A República Popular de Moçambique e a sua capital vão estar em festa amanhã quando for inaugurada a ponte suspensa que vai atravessar a baía de Maputo e ligar a cidade de Maputo à Catembe, na sua margem sul. O jornal O País destaca hoje essa notícia da inauguração da nova ponte que é a maior ponte suspensa de África, a mais cara infraestrutura estatal construida depois da independência de Moçambique e que vai certamente tornar-se o novo ex-libris da capital moçambicana.
A nova ponte é, sobretudo, uma alavanca para o progresso e a congestionada cidade de Maputo tem agora espaço para se expandir ordenadamente, enquanto a nova estrada de mais de uma centena de quilómetros que da ponte segue até à fronteira na Ponta do Ouro, vai também permitir o desenvolvimento do turismo.
O financiamento e a construção da nova ponte foram mais uma aposta do investimento chinês em Moçambique. A infraestrutura tem um vão com 700 metros de comprimento e duas rampas com cerca de dois quilómetros cada uma, tendo a sua construção demorado cerca de 4 anos e envolvido muitas centenas de técnicos e de operários moçambicanos e chineses.
A ponte entre o Maputo e a Catembe vai permitir a ligação por terra entre as duas margens da baía da capital moçambicana em menos de cinco minutos e acabar com as demoradas e desconfortáveis travessias da baía, mas vai também poder ligar por estrada o território moçambicano do Rovuma ao Maputo (ou à Ponta do Ouro). Uma grande obra. Uma grande vitória para Moçambique.