domingo, 8 de abril de 2012

España: todo lo que nos une

A Espanha vive um momento de extraordinária dificuldade e a edição de hoje do diário madrileno ABC propõe uma reflexão acerca “desta grande aventura que é a Espanha”, em que a realidade já supera o cenário de crise que a comunicação social transmite e que é percepcionado pelos espanhóis. A situação económica e financeira espanhola é gravíssima, tal como o desemprego. O clima de recessão alastra à economia e à sociedade. A esta situação somam-se os nacionalismos periféricos do País Basco e da Catalunha ou a preocupante situação da Andaluzia, a capital europeia do desemprego. As hipóteses de intervenção financeira externa, da saída do euro ou do incumprimento dos compromissos com os credores são reais. Neste quadro de desânimo colectivo, muitos analistas são reconduzidos à memória da crise de 1898, a grande depressão nacional em que a Espanha mergulhou depois de ter perdido a guerra com os Estados Unidos e ter perdido Cuba, Porto Rico e as Filipinas.
Dizem que a História se repete ciclicamente na Espanha e que na actual situação é necessário um alargado compromisso político e social para uma regeneração profunda da sociedade espanhola. É exactamente o que Portugal também precisa.
No contexto difícil que a Espanha atravessa, o diário ABC faz um veemente apelo à unidade na diversidade espanhola que é um factor de riqueza, de estabilidade e de equilíbrio.
A geografia une Portugal e a Espanha e, por isso, todos os problemas dos espanhóis também são os nossos problemas.