sábado, 2 de janeiro de 2021

2021: nova esperança e novos desafios

O novo ano já corre há mais de 24 horas e sucedem-se os balanços sobre o que foi o ano de 2020, enquanto se fazem previsões sobre o que vai acontecer em 2021. 
Temos vivido num quadro de incerteza que nos foi trazido pela crise pandémica e o aparecimento de vacinas que asseguram protecção para o covid-19, que aconteceu nas últimas semanas do ano, foi um facto que deu uma renovada esperança ao mundo. Portanto, o ano de 2021 é um ano de esperança, como destaca o Correio Braziliense na sua primeira edição do ano. 
Porém, depois dos fogos de artifício e dos tradicionais festejos que assinalaram a entrada no novo ano, a realidade apresenta-se com muitos desafios para ultrapassar os gravosos efeitos sociais e económicos da pandemia, que alteraram o nosso modo de vida e o nosso sistema de valores, o modo de produção da nossa sociedade, os padrões de consumo e as características do trabalho, do emprego e do lazer. Nada vai ser como antes e, por isso, confrontamo-nos com os desafios de um tempo diferente que está a chegar, num quadro mais impessoal de convivência e da chamada transição digital que nos obriga a ficar cada vez mais dependentes de um computador. 
Nessas circunstâncias, a geração dos mais velhos que é a minha, vai ter maior dificuldade de adaptação ao mundo que se está a desenhar e, por isso, vai ser cada vez mais necessário resistir ao ghetto que nos pode cercar, lutar contra a crescente desumanização do quotidiano e reforçar a solidariedade e o convívio com os amigos para que não fiquemos submersos pelo que aí vem.
Naturalmente, para todos aqui ficam os desejos de um Bom Ano.