quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Os furacões e as alterações climáticas

Os estados americanos do Texas e da Louisiana têm estado sob os efeitos devastadores da passagem do ciclone tropical Harvey e, segundo mostram as imagens que nos chegam pelas televisões, há extensas zonas inundadas e muitas habitações destruídas. A cidade de Houston, que é a cidade mais populosa do Texas e a quarta cidade mais populosa dos Estados Unidos suportou ventos ciclónicos e em quatro dias fortes chuvadas que atingiram 127 centímetros de altura e inundaram extensas áreas da cidade.
A imprensa americana, nomeadamente o diário Houston Chronicle, tem considerado esta crise como uma calamidade impiedosa, pela destruição material provocada e pelas mais de duas dezenas de mortes que provocou.
Os furacões gerados no golfo do México que historicamente atingem o território americano, não resultam de circunstâncias meteorológicas novas, mas a sua ocorrência não pode ser separada da problemática das alterações climáticas ou, pelo menos, será essa a percepção de muita gente que não entende de meteorologia. Por isso, não deixa de ser curioso que os Acordos de Paris assinados em Dezembro de 2015 para travar as emissões de gases com efeito de estufa, responsáveis pelo aquecimento global e por muitas alterações ambientais, tivessem sido denunciados por Donald Trump, quando decidiu unilateralmente  abandonar os compromissos de Barack Obama assumidos nos Acordos de Paris.
Perante a calamidade provocada pelo Harvey, muitos americanos até vão pensar que tudo resultou da decisão do Donald.

A tristíssima ressureição do Cavaco

Como se fosse uma múmia ressuscitada, ele deixou por umas horas o conforto da sua mansão na Quinta da Coelha e voltou à intervenção política.
Sem ter a noção de que seu tempo passou e que nada tem de interesse para dizer, não percebeu que o convite que lhe fizeram para falar na Universidade de Verão do PSD foi uma mera deferência e decidiu aceitá-la. As televisões mostraram-no mais rancoroso e mais vingativo que nunca.
Não vimos um antigo Presidente da República confiante, experiente, conselheiro e sábio, mas apenas um indivíduo ressabiado e ridículo, sem um comentário sobre a incerteza do mundo ou sobre a evolução do nosso país, sem uma palavra de incentivo e de confiança dirigida aos jovens que o ouviam. Aquela figura não foi capaz de sair da sua pequenez de Boliqueime, nem dos seus complexos culturais profundos, não conseguindo libertar-se da sua esfera de antigo contabilista. Não realçou o crescimento económico nem a paz social, não mostrou contentamento pela redução do desemprego, não salientou a confiança dos agentes económicos. Limitou-se a criticar muita gente e chamou a atenção para a "verborreia frenética" da maioria dos políticos e para as relações entre a política e o jornalismo, numa lamentável e pindérica referência ao actual Presidente da República que tanto tem agradado aos portugueses, mesmo daqueles que não votaram nele.
Numa tirada de grande recorte intelectual de raiz rural com origem em Boliqueime, apontou para os governos socialistas que se confrontam com uma realidade que se "projecta de tal forma que eles acabam por perder o pio, ou fingem que piam". "Mas são pios que não têm qualquer credibilidade e reflectem apenas jogadas partidárias", referindo-se à França de François Hollande, à Grécia de Alexis Tsipras e, certamente, ao Portugal de António Costa.
Foi lamentável ver um antigo Presidente da República fazer uma figura destas, num papel em que a ignorância e a mesquinhez se fundem na mesma pessoa. Porque razão nos veio incomodar e não se ficou pelas praias algarvias a apanhar conquilhas?